O Vitrine de Startups é um projeto que pretende catalogar e fornecer informações sobre o cenário de startups no Brasil. Utilizando uma apresentação simples e direta, listamos as startups por estado e ordenadas por relevância.

Cenário de startups

O cenário de startups no Brasil está em um estágio de consolidação. Todo dia surgem novas startups e todo o ecossistema em torno delas vem ficando mais maduro e preparado com aceleradoras, investores de diversos estágios, consultores e até mesmo prestadores de serviços especializados em startups. Porém, qual é o grau de visibilidade e acesso entre os participantes desse ecossistema?

Devido ao crescente interesse geral por startups e pela proximidade da Astux com este cenário, frequentemente recebemos ligações e e-mails de jornalistas e blogueiros buscando informações sobre startups e perguntando quais startups existem em nosso estado e como podemos contacta-las. Normalmente citamos algumas startups e passamos alguns sites de referência que procuram cataloga-las.

O problema

Apesar de existirem alguns sites que realizam essa catalogação de startups, todos que vimos passam pelos mesmos problemas: existe muito ruído. Temos longas listagens onde startups se misturam a pequenas empresas de tecnologia, estúdios de desenvolvimento e prestadores de serviços aproveitando a fácil publicidade, e ideias de startup que foram abandonadas a muito tempo mas continuam lá, na frente de startups de grande potencial.

Sentíamos que para esses catálogos era mais importante um número grande do que informação de qualidade. Chegamos a conclusão de que podíamos fazer um sistema que não sofresse dos mesmos problemas e podíamos por em prática como um projeto paralelo de uma semana. E assim desenvolvemos o Vitrine de Startups.

Como funciona

O Vitrine de Startups é voltado para o que realmente importa dentro do ecossistema de startups: as startups. O foco do site é trazer visibilidade e todas as informações importantes de cada startup. Linkamos ao site da startup e mostramos sua descrição. Apresentamos suas estatísticas como quantidade de curtir no Facebook, seguidores no Twitter e reputação no Alexa que servem para indicar a popularidade da startup no seu estágio atual. Também trazemos sua FanPage do Facebook e perfil do Twitter para os interessados em acompanhar, apoiar e disseminar informações sobre a startup.

Acreditamos que o mais importante em uma startup são as pessoas e a equipe que está por trás desta. Uma vez que ideias mudam, startups pivotam e o mercado gira sem dar avisos, a única constante são as pessoas e por isso reservamos um espaço de destaque para a equipe expor sua habilidades e virtudes.

Lançamento e o futuro do Vitrine

Considerando o curto espaço de tempo em que desenvolvemos a ideia e colocamos em prática nosso plano, estamos muito satisfeitos com o resultado. Podíamos passar mais algum tempo aprimorando o produto, mas achamos bem mais interessante lançar o Vitrine into the wild para colher o feedback e verificar os rumos do projeto.

Não esqueça de acessar o Vitrine de Startups e de comentar o que achou em nossa FanPage.