Sinergia pode ser definida como o esforço coordenado de vários subsistemas na realização de uma tarefa complexa. É um conceito usado em várias searas, e pode acabar virando lugar-comum e entrar para a nossa lista interna de palavras-chave para usarmos em situações genéricas. Mas, o que isso realmente significa?

“… esforço coordenado…”. Sistemas sinérgicos são aqueles que os componentes se auxiliam, se complementam e atuam de forma coordenada para a realização de um objetivo. Pense em um time (ideal), por exemplo. Cada componente se torna melhor e mais relevante para o objetivo quando junto dos outros.

“… tarefa complexa … “: é importante ressaltar a relevância do termo complexo aqui. Estamos tratando de uma situação que tende a ser impossível de ser realizada por um componente qualquer; uma situação de grande dificuldade.

A parte mais legal é: esse conceito pode, e deve, ser aplicado em qualquer sistema que busca realizar uma tarefa complexa. E é precisamente disso que vou falar neste artigo – e com um caso real, é claro. Porém, caro leitor, esteja avisado: aqui irei descrever como foi feita a busca por uma melhor sinergia de um produto ao longo de um período – busca esta que ainda acontece, visto que o projeto está em constante melhoria. Torço para que você veja valor nestes escritos para sua própria busca por melhorar os resultados do seu projeto, assim como escritos de terceiros foram essenciais para a nossa.

A Tarefa Complexa

A Alvanista é uma rede social para amantes de jogos eletrônicos, da qual sou co-fundador. A busca por uma maior sinergia tem sido o meu Vale Encantado nos últimos meses. Não se passa um dia sem que isso não se passe na minha cabeça, e que eu não esteja buscando alguma forma de tornar algum subsistema mais sinérgico e melhorar o sistema como um todo. Afinal, na Alvanista temos uma tarefa bastante complexa para realizarmos, o Elixir da Imortalidade de boa parte dos produtos sociais: Aumentar a taxa de Usuários Ativos.

Isso tende a significar que o nosso produto está sendo útil para muitas pessoas, e isso é o coração da nossa estratégia. Tornar esta taxa a maior possível significa diretamente aumentar o sucesso da Alvanista. Então, se você quer tornar seu projeto mais sinérgico, o primeiro passo é identificar exatamente qual a tarefa que você precisa realizar. E, por favor, procure estabelecer uma meta que possa ser quantificada, senão esse acompanhamento vai sair da esfera matemática para entrar na esotérica.

Os Subsistemas

Um sistema é um conjunto de elementos interconectados que possui um objetivo geral a ser atingido. A definição de quais são os subsistemas (ou produtos, como chamamos internamente) da Alvanista foi algo que não nasceu com o projeto – só fizemos isso cerca de 1 ano após o lançamento do serviço, em maio de 2012. Criamos um mapa mental, e começamos a listar todas as funcionalidades que a Alvanista tinha embaixo do nó raiz do mapa. Depois, começamos a agrupar aqueles que estão muito conectados – e assim seguimos até formar grupos de funcionalidades. No meio de 2013, depois de muito café, reuniões e rascunhos de mapas mentais chegamos à nossa lista de produtos da Alvanista.

Preciso listar e explicar um pouco cada um para que você possa entender melhor o processo de melhoria da sinergia do sistema. Sugiro que explore mais sobre a Alvanista para tirar o melhor proveito possível desse estudo de caso. Senhoras e senhores, apresento-os os subsistemas da Alvanista:

Timeline:
Todo o ecossistema que envolve postagens (dar uma vida, comentar, compartilhar), check-ins, e as timelines formadas através de seguir perfis e jogos.

Postagem na Alvanista

Exemplo de Postagem

Coleção de Jogos:
O usuário pode adicionar jogos ao seu perfil através de um conjunto definido de interações: Favorito, Tenho, Quero, Joguei e Finalizei. Na coleção de jogos do usuário ele pode ver os jogos que adicionou por interação, e por plataforma.

Coleção de Jogos de um Usuário na Alvanista

Exemplo de coleção de jogos de um usuário

Críticas:
Sistema de avaliação dos jogos pelos usuários, feito através de críticas completas ou somente uma nota geral (de 0 a 10). Os jogos mais bem avaliados entram para um ranking geral, por plataforma, calculado através de uma estimativa bayesiana.

Crítica na Alvanista

Exemplo de crítica

Rankings:
Formação de rankings automáticos dos usuários nos jogos através das suas contas na PSN, Live, Steam, etc. Esses rankings colocam o usuário para competir contra toda a rede e seus amigos pelos troféus existentes nos jogos.

Ranking de Jogos na Alvanista

Rankings de um usuário

Esse processo pode não ser tão simples quanto parece, e nos foi essencial para pensarmos nas estratégias seguintes. Idealmente, esses sistemas já estariam definidos, junto com o objetivo e o plano de cada um, desde o princípio do projeto. Porém, esse tipo de planejamento acaba sendo pouco comum no cenário de incerteza que rodeia startups, então deixo a esperança de que ainda é possível fazer essa definição dos subsistemas e começar o quanto antes a pensar em como eles interagem, e como cada um afeta (positivamente ou negativamente) os outros, e como o resultado final dessas interações se qualifica como sistema propenso a realizar a tarefa complexa que ele se propõe. Por vezes os subsistemas individuais podem ser excelentes mas o resultado final da união deles pode simplesmente ser ineficaz.

Imagine um time de futebol com excelentes jogadores, mas sem nenhum jogador de defesa e sem goleiro. Apesar da excelência individual, a equipe tende ao fracasso em atingir realizar sua tarefa: vencer jogos.

O Esforço Coordenado

Uma vez que definimos o objetivo e os subsistemas, o passo seguinte é analisar como eles interagem e buscar formas de tornar essas interações o mais benéficas possíveis. Ao longo do último ano temos feitos várias ações deste tipo, e os resultados são interessantes demais para mantermos só pra gente.

Críticas x Coleção de Jogos

No screenshot ilustrativo de Coleção de Jogos você já viu que eu dei nota 10 para Bioshock Infinite. Mas, nem sempre foi assim – anteriormente, a página de jogos do usuário não tinha nenhuma menção à nota que o usuário deu para aquele jogo. Pensamos que poderíamos fazer com que a coleção de jogos ajudasse a coletar mais avaliações (uma funcionalidade do subsistema de Críticas), e assim resolvemos colocar a avaliação que o usuário deu para o jogo já na sua coleção de jogos – com possibilidade para que ele possa dar a avaliação dali mesmo. Esse (pequeno) ajuste resultou em um aumento de 330.96% no número de avaliações, coletados considerando um intervalo de 3 meses antes e após a mudança.

Esse pequeno ajuste de sinergia entre Críticas e Coleção de jogos também aumentou drasticamente o número de cliques que recebemos de buscas do Google. Isso aconteceu porque usamos microformatos na descrição dos jogos, e as avaliações aparecem já na listagem da Google. O maior número de votos aumentou nosso CTR (click-through ratio), e acabamos ganhando muitas posições em muitas buscas.

Busca Google

Esse aumento nos cliques do Google aumentou o nosso número de cadastros, e esses novos cadastros passaram a seguir outros perfis, comentar, dar vidas, adicionar e avaliar jogos – o que melhora a rede como um todo e, consequentemente, aumenta a taxa de Usuários Ativos – o nosso objetivo.

Coleção de Jogos x Timeline

Na Alvanista, os usuários possuem 3 feeds: Timeline (perfis que ele segue), Jogos (jogos que ele segue) e Atividades (últimas atividades dos perfis que ele segue). Consideramos estes 3 feeds como o coração do subsistema que chamamos de Timeline, em homenagem ao feed principal. Acreditamos bastante no potencial do feed de Jogos, mas ele precisava que o usuário seguisse alguns jogos para mostrar o seu valor, e que (idealmente) esses jogos deveriam ser do seu grande interesse. Nos perguntamos como poderíamos sugerir esses jogos, e a resposta veio do subsistema de Coleção de Jogos: lá o usuário voluntariamente marca os seus jogos favoritos – candidatos ideais para formarem seu feed de jogos. O que fizemos foi um melhoria simples: sugerimos ocasionalmente alguns jogos que o usuário adicionou aos seus favoritos para que este os siga.

Jogos para Seguir

Esta mudança foi um dos elementos críticos para tornar o feed de jogos a 5ª página mais acessada da Alvanista. Quanto mais o usuário utilizar o subsistema de Coleção de Jogos para marcar seus favoritos, mais sugestões para formar um ótimo feed de jogos ele vai receber, e este feed é responsável por uma parcela considerável das visitas que recebemos – além de que ele é um dos poucos momentos que o usuário pode interagir com outros usuários fora do seu círculo – e assim conhecer novos perfis para seguir e melhorar a qualidade do seu feed principal e maior responsável pela taxa de usuários ativos da Alvanista: a Timeline.

Para ser sincero, não considero este dois exemplos de melhoria da sinergia como perfeitos. Para tal, acredito que eles precisariam funcionar em uma via de mão dupla – quanto mais avaliações os usuários fizessem, mais jogos eles adicionariam às suas coleções; e quanto mais jogos adicionados às coleções, mais avaliações seriam feitas. Na forma atual, só funciona no sentido de jogos adicionados implicam mais avaliações escritas. O mesmo raciocínio vale para o segundo exemplo. Porém, isso não anula o fato de que ainda produzem ótimos números.


Por resultados como os listados acima, consideramos o nosso estudo e acompanhamento da sinergia da Alvanista como absolutamente essencial. Nos tem sido muito benéfico realizar ações e implementar mudanças com o objetivo de aumentar essa sinergia, e acredito que o mesmo processo pode ser aplicado para inúmeros outros projetos. Muitas vezes essas soluções podem ser simples ajustes que trazem grandes resultados – e esses ajustes podem não ser perceptíveis se você não abrir o seu campo de visão e olhar para o seu projeto de forma mais ampla, buscando conectar os pontos e fazer com que todos eles trabalhem de forma coordenada.

Ou, nas palavras de Henry Ford: “Reunir-se é um começo, permanecer juntos é um progresso, e trabalhar juntos é o sucesso.”